sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O mercado de e-books no Brasil – uma resenha

O revolução ebook começou como lista de discussão. A largada foi dada pela galera da Simplíssimo, empresa  que além de viver da produção de livros eletrônicos é uma catalisadora e difusora da cultura do livro digital incrível. Eu entrei logo no início da lista, acompanhei a criação do site/blog e me impressiono até hoje com a seriedade da equipe na hora de publicar, incentivar e fortalecer o grupo de interessados e autores independentes que se formou através dessa iniciativa.

O objetivo do revolução ebook é bem claro de fomentar um mercado que está nascendo. Por isso o investimento em reunir e circular a informação, aproximar talentos, juntar esforços, e principalmente, compartilhar conhecimento. Nesse espírito, muitas coisas legais já foram realizadas e, quem participa das discussões percebe, muitas ainda acontecerão.  Dessas discussões, e da reunião de vários olhares, surgiu a coletânea eletrônica O mercado de e-books no Brasil.



O artigo que escrevi e consta no livro é um ótimo exemplo do como esta construção está sendo feita. No ano passado, quando participei do Congresso Internacional do Livro Digital promovido pela CBL fiquei muito impressionada com a palestra de duas bibliotecárias a Claire Nguyen, responsável pela seção de e-books da Biblioteca interuniversitária de Santé Paris e a Sueli Mara Ferreira, diretora técnica do SIBiUSP (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP). Para as editoras que oferecem conteúdo técnico e acadêmico através de Bibliotecas Digitais, as questões colocadas eram muito sérias. Acervo perpétuo? Compatibilidade com todos os sistemas? Pagamento por acesso?

Voltei angustiada e levei meus questionamentos para o grupo. Chegamos à conclusão, juntos, que o mercado ainda terá muito trabalho, muita disputa, até que todos os lados sejam contemplados. Mas só quem estiver no jogo poderá ganhar alguma coisa. Por isso, o importante é continuar se adaptando e respondendo às necessidades do mercado e das bibliotecas também. Em seguida o Eduardo sugeriu que a discussão se transformasse em artigo para o site e aí está ele agora, em formato epub. Tomara, inclusive, que os leitores nos ajudem a encontrar mais respostas para essas questões. 

Essa construção conjunta é muito positiva e é a cara desse novo mercado, desses novos tempos. Textos e projetos coletivos, leitura social, auto-publicação, conteúdo atualizado em tempo real. São novas formas de vivenciar o livro. Muitos desses temas, inclusive, são também trabalhados na coletânea. 

Resumindo, O mercado de e-books no Brasil é perfeito para quem quer se inteirar sobre livros digitais. Os textos são ou bem recentes (grande maioria) ou contêm informações fundamentais sobre o assunto.

Concordo com os organizadores da obra, Eduardo Melo e José Fernando Tavares quando afirmam na apresentação do livro que

“Seja lá o que você for, jornalista, editor, estudante, leitor, geek ou marciano, posso afirmar com segurança que você precisa se informar mais sobre o mercado de ebooks - afinal, continua lendo. As chances são que você (como nós) nunca tinha encontrado uma fonte que reunisse, em um único lugar, as principais informações sobre o mercado de ebooks. E quem pesquisa um assunto no Google, sempre deseja encontrar aquele resultado que coloca a gente no caminho certo. Hoje, a sua estrela brilhou. Você encontrou o atalho.”

E além de tudo, o livro é gratuito. Ou seja, porque não ler? Se existe algum interesse sobre o mercado de publicações digitais, eu recomendo a leitura. Faça o download agora, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário